quinta-feira, 29 de julho de 2010

PLANO DE AULA

PLANEJAR É MAIS SEGURO DO QUE IMPROVISAR!!!

Cursista: Silvania Bucar
Professor Formador: Erivaldo Santos
Unidade 2 Atividade 4
Julho/2010

PLANO DE AULA


SONDAGEM
Objetivos Específicos
-Introduzir os alunos na temática a ser estudada
-Colher os conhecimentos prévios dos alunos
-Mobilizá-los para o assunto a ser trabalhado

-Possibilitar a Comunicação e expressão oral
-Favorecer a expressão corporal
-Mostrar o sentido da aprendizagem para o aluno: aprendizagem significativa
-Estabelecer relações com os conhecimentos da aula anterior ou da temática anterior.


PROBLEMATIZAÇÃO
Objetivos específicos
-favorecer o entendimento sobre Fisiologia Humana com foco na cardiologia....
-Levar o aluno a estabelecer relações fisiológicas com a patologia da hipertensão arterial...
-Possibilitar o desenvolvimento de habilidades de observar, comparar...



Construir conceitos....
-Problematizar as questões relativas a patologia em questão......
-Resolução de desafios e situações práticas para o controle e/ou prevenção de “doenças” crônicas.....
-Contextualizar para compreender a dinâmica fisiológica da referida patologia...
-Promover o debate....


Sistematização/
Consolidação
Objetivos específicos
-consolidar os conhecimentos....
-Organizar as noções trabalhadas...


Realizar as tarefas de casa, exercícios de fixação ativa
-Estabelecer relações
-Resolver situações aplicando os conhecimentos aprendidos
- Desenvolver as habilidades e os hábitos


Generalização/Aplicação
-Objetivos específicos
-estabelecer vínculos do conhecimento com a vida
-Possibilitar a criatividade
-Possibilitar a aplicação do conhecimento em situações do cotidiano

-Aplicar os conhecimentos para interpretação e análise da realidade
-Desenvolver projeto de intervenção

PESQUISA
-planejar objetivos: para quê? Por quê?
-Qual o problema a ser encaminhado?
-Buscar informações
-Selecionar, organizar, comparar, analisar, correlacionar.
-Fazer inferências a partir dos dados coletados


Motivar os alunos
-discutir o tipo de pesquisa: bibliográfica? De campo?
-Escolha do assunto
-Onde pesquisar
-Como pesquisar
-O que pesquisar
-Postura adequada nos locais da pesquisa
-Roteiro para a pesquisa
-Plano da pesquisa
-Relatório da pesquisa


Estratégias
-Tempestade cerebral
-Técnica de grupo
-Análise do tema
-Estudo em grupo
-Estudo dirigido
-Pesquisa em sala de aula
-Pesquisa em casa


-Leitura de um texto
-Análise de fotos, gravuras, mapas, tabelas, gráficos.
-Desenvolvimento de projeto
-( disciplinar ou interdisciplinar)
-Debate
-Excursões
-Estudo do Meio
-Estudo de caso
-Simulações
-Atividades práticas

PLANO DE AULA

“INSTRUMENTO” INDISPENSÁVEL NA PRÁTICA DOCENTE.
PLANEJAR É UM ATO DEMOCRÁTICO DE CADA DOCENTE, PORTANTO ESTE NÃO DEVE SER ENGESSADO!
SILVANIA BUCAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário