quarta-feira, 28 de julho de 2010

AULA DA UNIDADE 2 ATIVIDADE 4 SOBRE O CONTEÚDO FISIOLOGIA HUMANA

Biologia

Plano de Aula Ensino Médio

Problema é pressão baixa

Bases LegaisCiências da Natureza e Matemática

ConteúdoFisiologia humana

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Reportagem de Veja
12 por 8, a missão - 19/03/2008

Objetivos Revisar tópicos sobre o funcionamento do sistema circulatório humano e aprofundar conhecimentos sobre sua dinâmica Introdução A reportagem de VEJA associada a este plano traz uma notícia muito boa para os hipertensos — a descoberta do alisquireno, uma droga anti-hipertensiva de última geração. Esse fármaco aumenta muito a rapidez no controle do mecanismo renina-angiotensina, responsável pela elevação da pressão arterial. Até então, com os atuais medicamentos, o retorno desse mecanismo ao equilíbrio era de aproximadamente trinta dias. Esse tempo agora pode ser reduzido à metade e com poucos efeitos colaterais. A hipertensão é geralmente um problema circulatório silencioso, assintomático, que origina algumas doenças, como o acidente vascular cerebral, a insuficiência cardíaca, o infarto do miocárdio e a lesão renal. A leitura da reportagem, portanto, é uma boa oportunidade para examinar o sistema vascular humano e os procedimentos utilizados para o controle da pressão arterial. Atividades 1ª aula – É interessante lembrar à garotada que no imaginário popular o termo hipertensão vem carregado de outros significados, como pressão no trabalho, tensão familiar, nervosismo ou estresse. Do ponto de vista médico, no entanto, nada mais é do que uma elevação na pressão arterial, sem levar em conta a causa. Cite como exemplo a corrida de um jogador de futebol. Nesse momento, sua pressão arterial aumenta, o que é necessário e saudável. O que diferencia o esportista em relação ao hipertenso crônico é a rapidez com que a pressão retorna ao normal, estabilizando-se novamente. Distribua cópias do quadro “Pressão Sistólica e Diastólica” (abaixo) e explique que, ao medir a pressão arterial, o resultado é expresso por dois valores dados em milímetros ou centímetros de mercúrio, uma unidade usada para as medidas de pressão em fluidos, seja ela atmosférica, hidráulica ou sanguínea. A leitura é feita com o valor da sistólica, seguido do valor da diastólica. Por exemplo: 120/80 mm Hg (milímetros de mercúrio) ou, simplificando, 12 por 8 (centímetros de mercúrio).
Faça logo depois um breve histórico das primeiras investigações sobre o sistema vascular nos animais, começando pela apresentação do quadro “Uma Longa História” (abaixo) e, se possível, seguido pela leitura do texto do site da Casa Oswaldo Cruz.
Ilustrações Gil Tokio/Pingado
Para saber mais Uma longa históriaEmbora a observação da pulsação vascular remonte à antiguidade egípcia, o estudo mais sistemático da pressão arterial só se iniciou no século XVII. Lembre que é dessa época o barômetro, criado pelo italiano Evangelista Torricelli (1608-1647) para medir a pressão atmosférica. Alguns anos antes, seu conterrâneo, o médico Santorio Santorio (1561-1636) inventou um aparelho para medir a freqüência e a variação do pulso, o pulsilogium, criação que também é atribuída a Galileu Galilei (1571-1630). Coube ao inglês Stephen Hales (1677-1761) o primeiro trabalho sobre medição da pressão arterial em animais, publicado já no século XVIII. Nele, Hales descreve os procedimentos que adotou para determinar a pressão arterial em uma égua.

2ª e 3ª aulas – Levante algumas questões para os jovens: por que será que é comum ouvir falar que “fulano de tal” morreu de pressão alta e quase nunca de pressão baixa? Por que será que os laboratórios gastam fortunas no desenvolvimento de medicamentos para tratamento de hipertensão e não de hipotensão? As respostas, pelo menos em parte, estão na evolução da espécie humana. Os seres que sobreviveram dispunham de mecanismos contra a pressão baixa. O nosso corpo tem inúmeras defesas para enfrentar esse problema, mas tem pouco o que fazer contra a pressão alta. Daí a necessidade dos medicamentos. Retome os conteúdos a respeito da regulação do batimento cardíaco e da pulsação arterial pelo sistema nervoso autônomo. Feito isso, estimule uma discussão acerca das causas que levariam ao aumento ou à diminuição da pressão arterial, em situações normais (hipertensão fisiológica) ou patológicas. Complemente essa parte com a leitura do resumo apresentado no quadro “O que Altera a Pressão” (abaixo).
Para saber mais O que altera a pressão
A pressão arterial diminui: - Quando há aumento de temperatura corpórea ou do ambiente – dilatação dos vasos sanguíneos; - Com a eliminação excessiva de sal e água pelos rins. A elevação da pressão nas artérias pode ser decorrente de: - Incremento do ritmo cardíaco, motivado, por exemplo, por uma baixa oxigenação, ar rarefeito etc.; - Perda de flexibilidade e permeabilidade de vasos sanguíneos – arteriosclerose, placas de ateroma; - Mau funcionamento dos rins – insuficiência renal gerando pouco retorno da água ou alta concentração de sal; - Medo (efeito da adrenalina) – hormônio da luta/fuga, prepara o organismo para situações de risco; - Aumento da pulsação das artérias – sistema nervoso autônomo e suas interferências; - Hormônio antidiurético – diminui a excreção de água pela urina, aumentando o volume sanguíneo.

Finalize com a discussão em torno do mapa conceitual (abaixo). Com base nele e no texto que o acompanha, explique como acontece a regulação do sistema circulatório pelos sistemas endócrino e excretor.
Para seus alunos

3 comentários:

  1. ESTA AULA SERÁ MINISTRADA COM USO DO APLICATIVO Power Point, EM QUE SERÁ CONTEMPLADO OS RECURSOS: máquina digital, Data Show, Note Book E TEXTOS IMPRESSOS.
    Obs.: a referida aula será ministrada no início do próximo semestre letivo 2010 no CEM Dona Filomena Moreira de Paula,nas turmas da 3ª série noturno.
    Cursista: Silvania Bucar
    Professor formador: Erivaldo Santos
    28/07/2010
    23h50

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  2. Planejar aulas usando a internet é o diferencial, em razão da otimização que se tem do tempo para esse fim de planejamento. A disponibilidade de aulas publicadas é imensa, o que facilita a organização dos conteúdos curriculares para o trabalho docente.

    É importante ressaltar que entre o Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br
    e alguns outros sites consultados conforme orientações didáticas de desenvolvimento do cronograma de entrega das atividades, optei pelo site: http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/em/cnmt_biologia_fisiologia-humana.shtml
    por considerá-lo mais "dinâmico" e completo dentro do meu interesse de conteúdo didático.

    É importante informar que os planos de aula encontrados são deficitários quanto a totalidade de elementos que um plano de aula requer.

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  3. O texto discorrendo sobre a execução do planejamento será postado após aplicação da aula com os alunos.

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