Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula e/ou Santa Terezinha |
Miracema do Tocantins - TO |
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENSINO MÉDIO 2010
Curso: Ensino Médio Série: 3ª Turno: noturno Título da aula: Fisiologia Humana com foco em Hipertensão arterial C.H. semanal: 4 aulas Professora: Silvania Bucar |
I. Perfil do concluinte do Ensino Médio |
O aluno concluinte do Ensino Médio deve estar preparado para exercer ativa e solidariamente a sua cidadania, dar prosseguimento a seus estudos em diferentes níveis e atuar no mundo do trabalho, demonstrando, para isso, que é capaz de: 1. dominar basicamente a norma culta da língua portuguesa e saber usar as diferentes linguagens para se expressar e se comunicar (Dominar Linguagens - DL); 2. construir e aplicar conceitos das diferentes áreas do conhecimento de modo a investigar e compreender a realidade (Compreender Fenômenos - CF); 3. selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações, trabalhando-os contextualizadamente para enfrentar situações-problema e tomar decisões (Resolução de Problemas - RP); 4. organizar informações e conhecimentos disponíveis de forma a argumentar consistentemente (Construir Argumentos - CA); 5. recorrer a conhecimentos desenvolvidos para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade (Elaborar Propostas - EP); Fonte: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino. Médio - PCN. 1999. Brasília; MEC/INEP ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). |
II. Justificativa para o desenvolvimento das aulas |
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O conhecimento sobre saúde no seu conceito de bem estar físico, mental e social, e, noções de cuidado com o corpo humano são fatores fundamentais para o ser humano que busca atingir e manter um bom estado de saúde e qualidade de vida. Para tanto é necessário que este conceito, assim como a reflexão sobre autoconhecimento, hábitos alimentares, prática de exercícios físicos, sedentarismo, colesterol alto, tabagismo, diabetes melito, obesidade, hereditariedade, estresse, organização do tempo e lazer e doenças crônicas (hipertensão arterial), estejam relacionados e sejam aplicados na prática cotidiana visando alcançar a promoção da saúde. |
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III. Metas definidas para as aulas: | |
Contribuir pedagogicamente com o CEM Dona Filomena Moreira de Paula; | |
Articular leituras, discussões e reflexões em sala de aula com as vivências pessoais e sociais, permitindo que o conteúdo trabalhado assuma sentido na prática cotidiana; | |
Permitir a manutenção e melhora da saúde através de hábitos alimentares saudáveis, equilíbrio emocional e atividade física; | |
Estimular a prática regular de exercícios físicos, prevenindo doenças relacionadas ao sedentarismo; | |
Incluir hábitos alimentares saudáveis e de atividade física como determinante na prevenção de doenças; | |
Possibilitar a organização do tempo garantindo o lazer para evitar o estresse; | |
Discutir causas, formas de “contração”/desenvolvimento e prevenção da hipertensão arterial; | |
Refletir sobre a importância do autoconhecimento na busca da promoção da saúde e prevenção de doenças, compreendendo os prejuízos do desconhecimento do corpo e doenças provenientes da negligência com a própria saúde; | |
Executar uma atividade do curso tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC ► Unid2_Ativ4_PlanejamentoAtividadeComHipertexto_SilvaniaBucar | |
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IV – Competências, habilidades e bases tecnológicas do componente curricular (numerar somente a competência). | ||
Número - Competências | Habilidades | Bases Tecnológicas (conteúdo) |
1. Reconhecer os conceitos de saúde e qualidade de vida. 2. Reconhecer os conceitos de exercícios, atividade física e lazer. 3. Identificar e analisar as funções e tipos de alimento, quantidade e qualidade a serem ingeridos nas refeições. 4. Reconhecer a importância da alimentação saudável na prevenção de hipertensão arterial. 5. Identificar as vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos para a saúde e o meio ambiente. 6. Analisar procedimentos/ exercícios adequados para a composição corporal ideal. 7. Identificar doenças ligadas ao sedentarismo: hipertensão arterial, diabetes, infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca. | Relacionar saúde, higiene e qualidade de vida no cotidiano. Praticar exercícios e atividade física adequados ao organismo. Organizar o tempo para prática do lazer. Exercer hábitos alimentares com dieta de qualidade para manutenção e/ou melhora da saúde. Promover hábitos de vida adequados para evitar doenças crônicas. Refletir e optar pelo consumo ou não de alimentos geneticamente modificados. Realizar exercícios para atingir a composição corporal ideal. Relacionar as doenças com sedentarismo e procurar formas de evitá-las. Reconhecer causas, sintomas, fatores de risco e formas de adquirir/desenvolver hipertensão arterial, para garantir sua prevenção. | Conceitos de saúde e qualidade de vida. Conceitos de exercícios, atividade física e lazer. O lazer e a qualidade de vida. Tipo e função dos alimentos. Dieta saudável. Hábitos alimentares. Conceito de alimentação saudável para a prevenção de hipertensão arterial. Alimentos transgênicos: forma de obtenção, benefícios e riscos à saúde e ao meio ambiente. Tipos de atividades e/ou exercícios físicos e composição corporal. Sedentarismo: hipertensão arterial, diabetes, infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca. Causas, fatores de risco e sintomas da hipertensão arterial bem como sua prevenção. |
V – Plano Didático | ||
Habilidade Base | Tecnológica Procedimento | Procedimento Didático |
Relacionar saúde e qualidade de vida no cotidiano. | Conceitos de saúde e qualidade de vida. | Aulas expositivas dialogadas, discussão em grupo, artigos de jornais e revistas. |
Praticar exercícios e atividade física adequados ao organismo. | Conceitos de exercícios e atividade física. | Aulas expositivas dialogadas, práticas em grupo e individual. |
Organizar o tempo para prática do lazer. | Conceito de lazer. O lazer e a qualidade de vida. | Aulas expositivas dialogadas, discussão/socialização de situações reais e exercícios. |
Exercer hábitos alimentares com dieta de qualidade para manutenção e/ou melhora da saúde. | Tipo e função dos alimentos, hábitos alimentares e dieta saudável. | Aulas expositivas dialogadas, aula prática, discussão de textos, palestra, elaboração de dieta saudável. |
Promover dieta alimentar adequada para evitar doenças crônicas. | Conceito de alimentação saudável, doenças causadas por ingestão de alimentos indevidos. | Aulas expositivas dialogadas, discussão de artigos científicos, estudo dirigido e aula prática. |
Refletir e optar pelo consumo ou não de alimentos geneticamente modificados. | Alimentos transgênicos: forma de obtenção, benefícios e riscos à saúde e ao meio ambiente. | Aulas expositivas dialogadas, atividade de pesquisa, discussão e debate. |
Realizar exercícios para atingir a composição corporal ideal. | Tipos de atividades e/ou exercícios físicos e composição corporal ideal. | Aulas expositivas dialogadas, práticas de exercícios em grupo e individual. |
Relacionar as doenças com sedentarismo e procurar formas de evitá-las. | Hipertensão arterial, diabetes, infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca. | Aulas expositivas dialogadas, discussão de artigos, apresentação de seminários, palestras e dados de pesquisa. |
Reconhecer causas, fatores de risco, sintomas e formas de “adquirir”/desenvolver hipertensão arterial, bem como sua prevenção. | Causas, sintomas, fatores de riscos, contração e prevenção da hipertensão arterial. | Aulas expositivas dialogadas, discussão de artigos, apresentação de seminários, palestras e dados de pesquisa. |
VI. Material de apoio didático para os alunos (inclusive bibliografia) |
Textos selecionados pela professora CADERNO DE SAÚDE PÚBLICA 2004; 20 SUPPL 2: 337 – 41. Revista Veja: http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/ensino-médio e http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/em/cnmt_biologia_fisiologia-humana.shtml GUYTON, A. C. Tratado de Fisiologia Médica, vol. 2; 5ª ed., Ed. Interamericana Ltda, Rio de Janeiro, 1977. RIEIRA, A. R. P. Hipertensão Arterial. Conceitos Básicos e Terapêuticos. São Paulo: Editora Atheneu, 2002. LOPES, S. Biologia – volume único/Sônia Lopes, Sergio Rosso. 1ªed. Ed. Saraiva, São Paulo, 2005. |
VII. Sistema de avaliação do desempenho do aluno |
A verificação do aproveitamento escolar deverá incidir sobre o desempenho do aluno nas diferentes situações de aprendizagem consideradas as competências, habilidades e atitudes. A avaliação será contínua e cumulativa no decorrer das aulas e realizada por meio de instrumentos diversificados. A recuperação será integrada ao processo de aprendizagem. Os alunos serão informados pela professora, no início das aulas, sobre a sistemática de avaliação e recuperação. As sínteses dos resultados de avaliação do aproveitamento serão expressas, de acordo com o Regimento da escola, nas seguintes menções: MB – Muito Bom – o aluno obteve excelente desempenho no desenvolvimento das competências do componente curricular no período das aulas. ( B – Bom – o aluno obteve bom desempenho no desenvolvimento das competências do componente curricular no período das aulas. ( R – Regular - o aluno obteve desempenho regular no desenvolvimento das competências do componente curricular no período das aulas. ( I – Insatisfatório – o aluno obteve desempenho insatisfatório no desenvolvimento das competências do componente curricular no período das aulas. ( |
VIII – Plano de avaliação de competências | ||||
Nº e competência | Indicadores de domínio | Instrumento(s) de avaliação | Critérios de desempenho | Evidências de desempenho |
1- Reconhecer os conceitos de saúde e qualidade de vida. | Bases tecnológicas Conceitos de saúde e qualidade de vida. | Artigo Prova escrita Participação | Clareza Objetividade Compreensão | Artigo apresentado e prova escrita dos conceitos. |
2- Reconhecer os conceitos de exercícios, atividade física e lazer. | Bases tecnológicas Conceitos de exercícios, atividade física e lazer. O lazer e a qualidade de vida. | Trabalho Participação | Objetividade Clareza | Apresentação dos conceitos de exercícios, atividades físicas e lazer. Trabalho apresentado sobre rotina e tempo para lazer. |
3-Identificar e analisar as funções e tipos de alimentos, quantidade e qualidade a serem ingeridos na refeição. | Bases tecnológicas: Tipo e função dos alimentos, hábitos alimentares e dieta saudável. | Prova escrita Trabalho Participação | Clareza Objetividade Coesão Organização Contextualização | Apresentação do trabalho, prova escrita relacionando os conceitos e a dieta cotidiana. |
4- Reconhecer a importância da alimentação saudável na prevenção de hipertensão arterial. | Bases tecnológicas: Conceito de alimentação saudável e doenças causadas pela má alimentação. | Prova escrita Participação | Clareza Compreensão Objetividade | Relacionar a função nutricional dos alimentos com a prevenção de hipertensão arterial. Prova escrita (será comentada após correção). |
5- Identificar as vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos para saúde e meio ambiente. | Bases tecnológicas: Alimentos transgênicos: forma de obtenção, benefícios e riscos à saúde e ao meio ambiente. | Prova escrita Trabalho de pesquisa Debate Participação | Clareza Objetividade Coesão Organização Contextualização | Apresentação dos conceitos em prova escrita. Produto final do trabalho de pesquisa. Participação/ conclusões do debate. |
6- Analisar procedimentos/ exercícios adequados para a composição corporal ideal. | Bases tecnológicas: Tipos de atividades e/ou exercícios físicos e composição corporal ideal. | Prova escrita Trabalho Participação | Criticidade Clareza | Apresentação da prova escrita e trabalho da composição corporal ideal. |
7- Identificar doenças ligada ao sedentarismo. | Bases tecnológicas: Hipertensão, diabetes e infarto do miocárdio. | Trabalho Pesquisa Prova escrita Participação | Clareza Criticidade Organização Objetividade | Apresentação do trabalho (pôster), produto da pesquisa e prova escrita das doenças ligadas ao sedentarismo. |
Observação: Os indicadores, instrumentos, critérios e evidências deverão ser identificados por competência.
IX. Cronograma das etapas de desenvolvimento das aulas | |
Períodos (dias) | Atividades, bases tecnológicas e avaliações a serem desenvolvidas. |
1º dia | Conceitos de Fisiologia Humana com foco em Hipertensão arterial, saúde e qualidade de vida. |
2º dia | Sistema circulatório como um “circuito”(circulação sistêmica). |
3º dia | Fisiologia do músculo cardíaco (o coração como Bomba). Fatores de risco cardiovascular. |
4º dia | Evidências de desempenho/rendimento escolar |
X. Estratégias de recuperação para alunos com desempenho/rendimento escolar insatisfatório |
Recuperação paralela com atividades e exercícios de revisão. Estudo dirigido para recuperação do conteúdo não aprendido. Avaliação de recuperação. |
Nome da Professora: Silvania Bucar Assinatura: data: 29/10/2010
Nome do Coordenador de Área:
Parecer do Coordenador de Área (favorável/desfavorável):
Coordenadora da secretaria escolar:
Diretores da U.E.:
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