“HIPERTEXTO: TEXTO DIGITAL QUE POSSUI HIPERLINKS E PODE SER LIDO EM DIVERSAS SEQUÊNCIAS”. DICIONÁRIO LAROUSSE DA LÍNGUA PORTUGUESA, 2008.
A NAVEGAÇÃO PRECISA DE BOM SENSO, INTUIÇÃO E GOSTO ESTÉTICO
SILVANIA BUCAR
Bom senso para não se deter diante de tantas possibilidades, sabendo selecionar, em rápidas comparações, as mais importantes.
A intuição é um radar que desenvolvemos clicando o mouse nos links, que nos levam ao que procuramos. Essa nos faz aprender por tentativa, acerto e erro. Às vezes, passamos muito tempo sem achar algo importante e, de repente, se estamos atentos, conseguimos um artigo fundamental, uma página esclarecedora.
O gosto estético nos ajuda a reconhecer e a apreciar páginas elaboradas com cuidado, bom gosto, integração de imagem e texto. Principalmente porque o estético é uma qualidade fundamental de atração. Uma página bem apresentada, com recursos atraentes, é imediatamente selecionada e pesquisada.
Para mim, navegar no hipertexto exige muita atenção diante de tantas possibilidades de busca, a própria navegação torna-se mais sedutora do que o necessário trabalho de interpretação. É comum a tendência a dispersarmos com as imagens e textos que se sucedem ininterruptamente. Isso se deve a uma primeira etapa de deslumbramento (quando é o caso das primeiras navegações em hipertextos).
É mais atraente navegar, descobrir coisas novas do que analisá-las, compará-las, separando o essencial do acidental, hierarquizando idéias, assinalando coincidências e divergências. Por outro lado, isso reforça uma atitude consumista diante da produção cultural audiovisual. Ver equivale, na cabeça de muitos, a compreender, e há um certo ver superficial, rápido, guloso, sem o devido tempo de reflexão, aprofundamento e cotejamento com outras leituras (esta a minha experiência com o referido tipo de navegação).
Ainda sobre a navegação em hipertextos, vale lembrar que as informações vão sendo descobertas por acerto e erro, por conexões “escondidas”. As conexões não são lineares, vão “linkando-se” por hipertextos, textos interconectados, mas ocultos, com inúmeras possibilidades diferentes de navegação.
Texto adaptado.
Autor: José Manuel Moran, 1998.
NTE-DRE-MIRACEMA
05/06/2010
Professor formador: Erivaldo Dias dos Santos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Voce foi muita profunda com sua sintese sobre o texto hipertexto adorei, visite meu blog tambem.
ResponderExcluirRealmente Silvania!
ResponderExcluirO hipertexto nos leva a outras possibilidades a conhecer novas opniões de autores diferentes, fazendo com que o leque de nosso conhecimento aumente.Achei sua posstagem esclarecedora e rica de informações.Bjos.
Adorei sua postagem sobre hipertexto, muito interessante. Abraços, visite-me!!
ResponderExcluirDemorou mais chegou!!!
ResponderExcluirColega concordo com você sobre hipertexto, ele abre o leque de conhecimentos do alunado.
Abraços....
Muitíssima obrigada colegas: Rogiane, Adirce,Deuselia e Eloína pelos comentários.
ResponderExcluirAbraço fraterno para vocês e muito sucesso profissional!
Sil Bucar