quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ANÁLISE, PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AULA COM MATERIAL DIGITAL
AULA UTILIZANDO OS RECURSOS DO PROGRAMA TV ESCOLA

Silvania Bucar
Na perspectiva da análise, planejamento e execução de aula com material digital, fora de fundamental importância a minha recente prática docente em sala de aula neste atual formato de ensino, compreendendo que os computadores em seus diversos formatos, como desktops, laptops e celulares, associados ao uso da internet, estão se tornando cada vez mais presentes na vida das pessoas em vários níveis de atividades. Apesar da relutância e dos prognósticos negativos de alguns educadores e especialistas, a tecnologia precisa assumir o papel principal na educação para atender a um público que não vê, não ouve, não fala e não aprende mais como as crianças, os adolescentes e os jovens das gerações anteriores [Testa 2003; Babin e Kouloumdjian 1989].
As atividades digitais multimídia, na sua maioria, possuem grande apelo visual, acabam encantando pelo layout com cores vibrantes, som e movimento e fascinando até o professor que se impressiona com a interface colorida, o áudio e os vídeos [Prieto et al. 2005].
O fascínio pelas imagens e pelas telas interativas está fazendo emergir um novo tipo de aprendiz. Acostumado desde a infância a navegar no ciberespaço e habituado a linguagem hipermidiática e interativa, este aprendiz dificilmente se adapta a um sistema
de ensino tradicional, representado, na maioria das vezes, pelo quadro negro e giz [Santaella 2004].
Com base nas características dos jovens do século XXI, o sistema educativo precisa desenvolver instrumentos para facilitar e tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso e compatível com as habilidades perceptivas e cognitivas do aprendiz que, acostumado ao contexto comunicacional da hipermídia, lê, escuta e olha ao mesmo tempo [Dillenbourg 2000; Minervini 2005; Santaella 2004].
Atualmente, as possibilidades de aprendizagem mediada por computador já levam para dentro dos laboratórios e salas informatizadas inúmeros recursos multimídia com possibilidade de deixarem as aulas mais ricas, tendo como base a internet, uma grande biblioteca digital. Essa biblioteca fora explorada no planejamento, bem como na execução das aulas ministradas por mim no CEM Santa Terezinha de Miracema do Tocantins, priorizando significativamente os recursos do programa TV ESCOLA.
No entanto, tais recursos ainda permanecem muito restritos às salas e laboratórios de informática e ainda são raros nas salas de aula convencionais, principalmente de escolas públicas, devido ao alto custo dos equipamentos.
Uma das formas de se inserir recursos digitais em sala de aula é por meio de equipamentos de projeção multimídia, ou por sua evolução com os quadros interativos, que passaram a fazer parte das classes de alguns países mais desenvolvidos, como a Inglaterra, por exemplo [Armstrong 2005; Rudd 2007].
É importante lembrar que no Brasil, o Ministério da Educação iniciou no final de 2007 o projeto de pesquisa e desenvolvimento de um sistema multimídia com capacidade de projeção voltado para escolas da rede pública. Esse produto foi idealizado pelo Secretário de Educação a Distância Carlos Eduardo Bielschowsky e pelo Diretor de Infraestrutura em Tecnologia Educacional José Guilherme Moreira Ribeiro. O desenvolvido do conceito aconteceu em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e com a Fundação CERTI e teve como o resultado um projetor multimídia portátil (equipamento que fora mostrado em slide na aula de abertura deste curso das TIC pelo Professor Formador Erivaldo Santos), de baixo custo, com capacidade de projeção, processamento multimídia, acesso à internet e com funcionalidades necessárias para o professor utilizar conteúdos e ferramentas digitais nas salas de aula. Trata-se de um projetor com funcionalidades de computador, tudo integrado num único equipamento de fácil instalação, que precisa apenas de um cabo para ser conectado na tomada e leva dois minutos para entrar em operação.
Projetor Interativo Multimídia
Este projetor pode ser transportado com facilidade de uma sala para outra, é capaz de projetar conteúdos em salas claras, desde que não tenham incidência de luz solar, possui sistema operacional livre, roda CDs e DVDs, acessa a internet por conexão sem fio, tem duas entradas USB, caixas de som integradas, mouse e teclado. Durante o desenvolvimento deste equipamento foram realizadas pesquisas e testes de campo para coletar informações sobre os protótipos no ambiente real de uso, XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (2009) visando melhorias e evolução do conceito.
Acredito que em breve a exploração dos variados recursos/equipamentos tecnológicos, bem como o material digital disponibilizado nos diversos sites para o fim do ensino e da aprendizagem, será uma constante nas salas de aula das escolas públicas deste querido Brasil.

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